Quer você seja um jardineiro experiente ou um novato, pode estar procurando um pouco mais de vegetação em sua vida. Mas antes de comprar uma variedade nova e colocá-la em um dos vasos que tem em casa, espere: no final das contas, para garantir que suas plantas prosperem – e tenham a aparência que você deseja – começa com a escolha do vaso correto.
Mas, quais são as escolhas mais populares de materiais para vasos? Terracota, cerâmica e concreto, diz Adrienne Roethling, diretora de curadoria e entrega no Jardim Botânico Paul J. Ciener, nos Estados Unidos. A seguir, as melhores dicas dos especialistas para escolher a opção certa para suas plantas:
+ Torre de vasos: aprenda um novo jeito de fazer sua horta mesmo com pouco espaço
+ Como cultivar verduras e legumes em vasos: 5 hortaliças para cultivar em casa
+ 12 melhores plantas para você colocar em vasos suspensos
Terracota
Este material é mais leve física e metaforicamente: é mais barato e menos pesado em suas mãos, mas pode ser mais vulnerável aos elementos.
“Este material permite que a água se mova na forma de absorção ou perda de umidade, o que pode ser um problema durante o frio intenso”, explica Roethling, acrescentando que eles também são mais propensos a quebrar durante uma tempestade e devem ser movidos para um lugar seguro em condições meteorológicas extremas ou se são esperadas quedas de temperatura.
Cerâmica
Os potes de cerâmica, que geralmente vêm com esmalte, são feitos de um material mais pesado e existem em uma variedade de formas, cores e tamanhos. “Os potes de cerâmica geralmente não envelhecem tão rápido, mas ainda podem sofrer durante condições extremas”, diz Roethling.
Como podem ser difíceis de mover, ela sugere movê-los com cuidado. Eles são a melhor escolha para jardineiros que procuram dar um toque de elegância às suas plantas, explica a profissional; pois eles oferecem “uma aparência selvagem e informal de cor em todo lugar” e podem facilitar ao ser possível colocar “várias plantas por vaso”.
Concreto
Os vasos de concreto geralmente são para paisagens mais formais ou de inspiração natural. “Alguns jardineiros optam por enchê-los com arbustos para manter a formalidade”, diz ela.
Como o concreto é um material muito pesado, ele resiste à maioria das condições climáticas, mas, como os vasos de cerâmica, deve-se tomar cuidado. Eles são os melhores, menos, para aquela “vibe elegante”, diz Roethling. Preencha o seu com uma única planta para criar um ponto focal, ela sugere.
Priorize solo
Para Roethling, é o solo, não necessariamente o tipo de vaso, que mais importa. “O solo é fundamental. Usamos uma mistura de solo para vasos – que é um pouco mais poroso, mais leve e oferece boa drenagem – misturado com composto”, diz ela.
Embora existam solos e vasos específicos para certas plantas, como orquídeas – esses vasos geralmente têm buracos dentro e ao redor deles e são preenchidos com material grosseiro semelhante a uma casca – a maioria das plantas vai se desenvolver em qualquer tipo de vaso, desde que o as condições de solo e irrigação sejam adequadas.
“A maioria das plantas (resistentes) pode ficar em recipientes por até dois anos antes que seja necessário mudar para um recipiente maior, raspar as raízes e replantar no mesmo recipiente ou reabastecer o solo”, diz ela.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br
Quer ver mais dicas de plantas? Então, confira outras matérias nossas:
+ Esta tendência estranha de vasos está bombando nas redes sociais. O que você acha?
+ Horta vertical: 4 modelos perfeitos para apartamentos pequenos
+ 3 lindas (e deliciosas) flores que são comestíveis